Ordem do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição

ou Concepcionistas

     Opções Ler a história do fundador Ir para a busca das Ordens Religiosas Ir para a Página Oriente

 

 

 

                     Breve histórico da Congregação                

                                           

                                                   A Ordem  das Concepcionistas foi fundada pelo Beato Antônio de Sant'Anna Galvão, brasileiro nato, que foi canonizado em 11 de maio de 2007 pelo Papa Bento XVI por ocasião de sua vinda ao Brasil. Tem por co-fundadora a Irmã Helena Maria do Espírito Santo,  religiosa de profunda oração e que lhe confidenciara que o próprio Jesus lhe revelara o pedido de fundar oficialmente um novo Recolhimento, tão logo Frei Galvão foi convocado para servir como confessor das irmãs do recolhimento de senhoras que já era guiado pela Irmã Maria Helena.  Após analisar, ouvir o parecer de pessoas sábias e esclarecidas no clero,  Frei Galvão considerou válidas as visões de Irmã Helena.  Assim, em 1774 fundou oficialmente o Recolhimento das "Recolhidas de Santa Teresa". 

                                                   Um ano depois, Madre Helena teve morte repentina e Frei Galvão tornou-se a única referência espiritual das Recolhidas, trabalho que exerceu com grande zelo e humildade.  Como crescesse vertiginosamente o número de vocacionadas,  Frei Galvão dedicou-se por quatorze anos não só cuidando da ampliação do Recolhimento, mas também na construção da igreja,  inaugurada em 15 de agosto de 1802.  Foi o próprio frade foi quem arquitetou e empreendeu a edificação,  trabalhando como mestre de obras e  como pedreiro. As Irmãs Concepcionistas vivem em constante oração e penitência,  em regime de clausura.   

                                                   Só em 1929, porém,  que este Recolhimento viria a  transformar-se no Recolhimento de Nossa Senhora da  Conceição, que deu origem a outros nove mosteiros, os quais tem Frei Galvão como fundador e guia.  Daí o nome "Mosteiro das Concepcionistas", ou mais conhecido popularmente como "Mosteiro da Luz", sendo este o mesmo prédio projetado e construído pelo fundador. Considerada a mais importante construção arquitetônica colonial do século XVIII em São Paulo - Brasil,  foi declarada pela Unesco como  “Patrimônio Cultural da Humanidade”.

                                                   As Irmãs Concepcionistas vivem em constante oração e penitência,  em regime de clausura. São muito conhecidas no Brasil por manterem até hoje a distribuição das milagrosas pílulas do Frei Galvão, que ele próprio recomendou logo depois que assumiu a direção da Congregação das Recolhidas. 

                                                                         * * * * * * * * * *

TÓPICOS  RELACIONADOS

  Beato Antônio Sant'anna Galvão  

Ir para  Página Oriente

Ordens religiosas da Igreja