Ordem de São Bento  (OSB)

     Opções Ler a história do fundador Ir para a busca das Ordens Religiosas Ir para a Página Oriente

 

 

 

                     Breve histórico da Congregação                

                                               

                                              São Bento, fundador da regra beneditina,  é considerado o Patriarca dos monges do Ocidente. Foram inúmeras, as congregações que tomaram  por referência  a  regra beneditina na fundação ou reforma de ordens religiosas. 

                                              Foi em meados do século VI, no monte Cassino, que São Bento escreveu a  admirável regra para a vida monástica. Como superior da  Ordem, São Bento era para todos os filhos, modelo de monge exemplar. Suas regras foram  adotadas e adaptadas por todos os monges do Ocidente, conservando-se por muito tempo como a base para a vida contemplativa, ou seja,  o silêncio, a oração, o recolhimento, o trabalho, a caridade fraterna e a obediência. 

                                              A Ordem de São Bento permanece presente  e atuante no mundo atual, e atravessou os séculos como perfeito modelo de vida,  proporcionando infinitas graças à humanidade.  Nossos mosteiros representam um visível elo de ligação entre o céu e a terra, seus membros nutrem e gozam da amizade íntima com Deus. É no recolhimento e  na oração,  que eles trabalham silenciosamente, proporcionando uma intensa chuva de graças sobre toda a humanidade. "Os contemplativos representam o tesouro da Igreja", afirmou e respondeu o  Papa João Paulo II,  em sua visita pastoral ao Brasil em 1982, após ouvir o discurso de uma religiosa,  que tentou colocar em segundo plano o valor da vida monástica, em detrimento da expansão de ações pastorais e sociais do mundo atual (e que ela havia avocado como prioritárias).  

                                                                       * * * * * * * * * *

TÓPICOS RELACIONADOS

São Bento Ordem Beneditina de Valombrosa **********

Ir para  Página Oriente

Ordens religiosas da Igreja